Em 2017, a banda francesa Phoenix lançou o seu tão aguardado álbum “Ti Amo”, uma obra que mergulha nos encantos e na energia vibrante da cultura italiana. Com uma fusão magistral de sintetizadores cativantes, letras românticas e uma melodia envolvente, o disco é uma homenagem musical à paixão e ao romance que permeiam as ruas de Roma e a alma da Itália.
Ao longo das dez faixas do álbum, a banda transporta os ouvintes para o cenário ensolarado das cidades Italianas, onde o amor paira no ar e cada esquina conta uma história romântica. As letras, em maior parte cantadas em inglês (idioma adotado em suas letras desde o inicio da banda) revelam a influência profunda que a cultura italiana teve sobre a banda.
Desde as batidas pulsantes que evocam o ritmo da vida urbana, até os acordes de guitarras que lembram as trilhas sonoras de clássicos italianos do cinema, cada detalhe é pensado em criar essa conexão com a ”Estate Italiana”.
Em entrevista a beat.com, o guitarrista, Laurent Brancowitz, diz que a banda se inspirou em uma idéia de Itália: “Vivíamos um período muito estranho na Europa, acho que precisávamos de algo como uma utopia – um lugar de sonho onde tudo fosse mais simples, mais puro. E para nós estava relacionado com a Itália porque é um lugar para onde íamos quando éramos crianças de férias, e também o lugar de onde vieram todos os filmes e músicas que realmente amamos”
Sonoramente, a inspiração na Ítalo Disco dos anos 70 fica clara desde as primeiras faixas, J-Boy e Ti Amo, que imediatamente te transporta para as discotecas dos anos 70/80. O uso de sintetizadores, de guitarras elétricas vibrantes e a voz marcante de Thomas Mars criam um panorama sonoro que é irresistivelmente dançante e melancólico ao mesmo tempo. Destaques para a balada Fior di Latte (que leva o nome do famoso queijo das tradicionais pizzas napolitanas), que transporta o ouvinte para uma pista de dança à beira-mar, e a Via Veneto (uma das mais famosas, elegantes e caras ruas de Roma) que combinaria perfeitamente como trilha sonora de uma noite solitária dirigindo pelas autoestradas da Itália. O álbum encerra com Telefono, que evoca toda a dor de um relacionamento a distância com trechos cantados em italiano, que poderiam ter saído de um final de filme dirigido por Antonioni.
A escolha de incorporar o italiano nas letras é um dos elementos mais marcantes de “Ti Amo”. As palavras românticas e as frases apaixonadas acrescentam uma camada extra de autenticidade à experiência, transmitindo não apenas a musicalidade da língua, mas também a emoção intrínseca à cultura italiana.
O disco inteiro te permite sonhar com esses cenários paradisíacos que te conectam com todo o romance da Dolce Vita italiana. “Ti Amo” é uma carta de amor musical à Itália e uma jornada sensorial que lhe permite explorar os encantos da cultura italiana através da linguagem universal da música.