A partir de 2024, não será mais gratuito viajar para a Europa. Para entrar no continente será preciso pagar uma taxa de 7 euros (algo perto dos R$ 40,00)
O ETIAS – programa de isenção de visto do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem – só permitirá o acesso de turistas aos países da União Europeia (UE) a partir do pagamento da taxa.
A ideia é que as pessoas de países que não necessitam de visto para entrar na Europa façam o pré-registro das suas visitas. O ETIAS não isenta os visitantes de pagar as outras taxas já cobradas em toda a Europa nem livra quem precisa de visto da necessidade de apresentá-lo. Os residentes da União Europeia não serão cobrados, mesmo que sejam estrangeiros.
Para fazer o pagamento, os viajantes terão de solicitar autorização para entrar na União Europeia antes da viagem através de um processo online. O pagamento dos 7 euros cobrirá entradas múltiplas por três anos ou até que o passaporte expire – depende do que ocorrer primeiro. Segundo a União Europeia, o processamento do pedido será feito em até 96 horas. É melhor deixar para comprar a passagem só após a finalização desse processo.
Mais informações consulte o site do Etias [https://travel-europe.europa.eu/etias_en]
Fonte: CNN Brasil